Informativo Mensal sobre temas ligados à Saúde Ocupacional e Segurança no Trabalho, Segurança em Transportes, Meio Ambiente e Direito Ambiental - agosto 2018- Ed. 193

CURIOSIDADES: ESTUDO CORRELACIONA POLUIÇÃO DO AR COM A REDUÇÃO DA INTELIGÊNCIA

Impacto é equivalente à perda de um ano de estudos

PEQUIM — A poluição do ar não é apenas um problema para a saúde, mas também para a inteligência, revela estudo publicado na última semana de Agosto no periódico científico “Proceedings of the National Academy of Sciences”. Por meio de testes de linguagem e aritmética realizados com 20 mil pessoas, um trio de pesquisadores chineses percebeu que altos níveis de poluentes estão relacionados com quedas significativas na performance nas provas, com impacto equivalente a perda de um ano de educação. Os resultados também apontam para diferenças entre como os cérebros de homens e mulheres funcionam.

O ar poluído pode fazer com que todos reduzam seus níveis de educação em um ano, o que é muito — afirmou Xi Chen, pesquisador da Universidade Yale e coautor da pesquisa, em entrevista ao “Guardian”. — Mas nós sabemos que os efeitos são piores para os mais velhos, especialmente para aqueles acima de 64 anos, para os homens, e para as pessoas com baixos níveis educacionais. Nós calculamos que as perdas podem ser de alguns anos de educação.

Estimativas indicam que a poluição do ar seja responsável por 7 milhões de mortes prematuras anualmente e impacte a qualidade de vida de outras milhões de pessoas, sendo causa de doenças respiratórias e cardiopulmonares, mas os impactos sobre as capacidades cognitivas são pouco conhecidas. Outros estudos apontaram a relação da poluição com o desempenho escolar de estudantes, mas este é o primeiro a examinar pessoas de todas as idades, agregadas por sexo.

Os testes de linguagem e aritmética foram conduzidos como parte do “China Family Panel Studies“, com 20 mil pessoas espalhadas por todas as regiões do país entre 2010 e 2014. Os resultados das provas foram comparadas com dados sobre a concentração dos poluentes dióxido de nitrogênio e dióxido de enxofre. Os pesquisadores descobriram que quanto maior o tempo de exposição ao ar poluído, maiores as perdas de inteligência, sendo a linguagem mais afetada que a matemática, e homens mais prejudicados que as mulheres.

— É porque altos níveis de poluição podem potencialmente ser associados ao estresse oxidativo, à neuroinflamação e à neurodegeneração em humanos — apontou Derrick Ho, pesquisador da Universidade Politécnica de Hong Kong, não envolvido na pesquisa, mas que também estuda o impacto da poluição na performance cognitiva.

Segundo Chen, o novo estudo mostra que a poluição do ar provoca a perda de inteligência, não sendo apenas uma correlação. As mesmas pessoas foram acompanhadas ao longo dos quatro anos, com os níveis de poluição variando entre os anos, então outros possíveis fatores, como a genética, foram descartados. Os pesquisadores também consideraram a perda cognitiva com o avanço da idade e a possibilidade de os participantes terem sido menos cooperativos em testes quando a poluição era alta.

A China é o país com maiores emissões e concentrações de poluentes. Apesar de medidas que foram tomadas nos últimos anos, a poluição no país continua três vezes acima dos limites máximos recomendados pela Organização Mundial da Saúde.

— Não existe um atalho para resolver a questão — apontou Chen. — Os governos realmente precisam tomar ações concretas para reduzir a poluição do ar. Isso vai beneficiar o capital humano, que é uma das mais importantes forças para o crescimento econômico.

Fonte: Globo Ciência



Sindicato da Indústria de Tintas e Vernizes do Estado de São Paulo
Av. Paulista, 1313 - 9º andar - cj. 903 - São Paulo - SP
Fone: (11) 3262-4566 - Fax: (11) 3289-5780 - Email: sitivesp@sitivesp.org.br
Todos os direitos reservados