Informativo Mensal sobre temas ligados à Saúde Ocupacional e Segurança no Trabalho, Segurança em Transportes, Meio Ambiente e Direito Ambiental - feveriero 2018- Ed. 187


ONU E FUNDAÇÃO FIRMAM PARCERIA PARA PROMOVER ECONOMIA CIRCULAR

A ONU Meio Ambiente firmou em janeiro uma parceria com a Fundação Ellen MacArthur para promover padrões sustentáveis de produção e consumo. Anunciada em Davos, durante o Fórum Econômico Mundial, a cooperação visa mobilizar os setores público e privado, difundindo soluções que possam separar o crescimento econômico da degradação ambiental

ONU Meio Ambiente firmou em janeiro uma parceria com a Fundação Ellen MacArthur para promover a economia circular e padrões sustentáveis de produção e consumo. Anunciada em Davos, durante o Fórum Econômico Mundial, a cooperação visa mobilizar os setores público e privado, difundindo soluções que possam separar o crescimento econômico da degradação ambiental.

Entre as áreas de atuação conjunta previstas pela parceria, está o fortalecimento da base científica para a tomada de decisões políticas, incluindo no âmbito municipal.

A produção e o consumo de plástico são umas das questões que recebem atenção especial da Fundação. Com a iniciativa New Plastics Economy (Nova Economia do Plástico, em tradução livre para o português), a instituição defende a criação de um protocolo global para o setor, a fim de garantir que produtos sejam reprojetados e re-elaborados para reduzir o uso de plástico ou aumentar seu potencial de reciclagem.

“Uma economia linear ultrapassada, baseada em ‘pegar, fabricar e descartar’, é a raiz de alguns dos problemas mais desafiadores de hoje. A economia circular oferece uma estrutura para criar uma economia que seja restaurativa e regenerativa e que traga benefícios para a sociedade e o meio ambiente”, defende a fundadora do organismo, Ellen MacArthur.

A parceria entre a agência das Nações Unidas e a Fundação foi anunciada junto com o lançamento da Plataforma do Fórum Econômico Mundial para Acelerar a Economia Circular (PACE), que reúne empresas, instituições e governos para incentivar o uso responsável de recursos.

Fonte: ONU BR



Sindicato da Indústria de Tintas e Vernizes do Estado de São Paulo
Av. Paulista, 1313 - 9º andar - cj. 903 - São Paulo - SP
Fone: (11) 3262-4566 - Fax: (11) 3289-5780 - Email: sitivesp@sitivesp.org.br
Todos os direitos reservados