Informativo Mensal sobre temas ligados à Saúde Ocupacional e Segurança no Trabalho, Segurança em Transportes, Meio Ambiente e Direito Ambiental - junho 2018- Ed. 191

SISTEMA DE LOGÍSTICA REVERSA DE EMBALAGENS APRESENTADO NA FIESP ATENDE A MICRO E PEQUENAS EMPRESAS

Necessária para o licenciamento ambiental, a logística reversa de embalagens é um grande desafio especialmente para micro e pequena empresas. Para ajudá-las a Fiesp e o Ciesp, em parceira com associações e sindicatos, desenvolveu um sistema alternativo, apresentado dia 23/05 durante assinatura de Termo de Compromisso de Logística Reversa de Embalagens em geral.

O Termo foi firmado pela Fiesp e pelo Ciesp, Secretaria de Meio Ambiente do Estado de São Paulo (SMA), Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) e por 17 Associações nacionais e Sindicatos estaduais de alimentos, bebidas, brinquedos entre outros, além da Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe).
No evento, o presidente da Fiesp e do Ciesp, Paulo Skaf, disse que São Paulo dá o exemplo em logística reversa de embalagens. “Não adianta ficar reclamando. Temos que enfrentar todos os problemas e resolvê-los.”

José Ricardo Roriz Coelho, 2º vice-presidente da Fiesp e do Ciesp, lembrou o papel de Skaf para se chegar à parceria. Desenvolvemos em conjunto uma alternativa para a logística reversa de embalagens, conforme a legislação, explicou. Leva em conta variáveis regionais e a viabilidade para pequenas e microempresas, destacou.
“Não será tarefa fácil. Teremos muitos desafios pela frente”, disse Roriz. É preciso haver incentivos para o desenvolvimento de soluções para o reaproveitamento dos resíduos sólidos produtivos, destacou.

Marco Barbieri, diretor adjunto do Departamento de Desenvolvimento Sustentável da Fiesp, deu as boas-vindas ao evento e destacou que a assinatura do termo consolida as diversas iniciativas sobre o tema. “O objetivo comum é melhorar o meio-ambiente.”

Mauricio Brusadin, secretário Estadual do Meio Ambiente, reconheceu o simbolismo da assinatura do termo. “Já repercutiu no país como um todo”, afirmou, revelando ter recebido nos últimos dias ligações de secretários do meio ambiente de outros Estados para falar sobre o tema. Sairá do papel graças ao empenho do empresariado paulista, encabeçado pela Fiesp, destacou. Defendeu que se elimine a bitributação em material reciclado.

Luigi Longo, coordenador do GIRS, falou sobre Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos (GIRS). Geraldo Amaral, diretor de Controle e Licenciamento Ambiental da Cetesb, disse que a logística reversa pode ser solução para a falta de recursos nos municípios. Destacou o significativo ganho ambiental permitido.

Anicia Pio, gerente do Departamento de Desenvolvimento Sustentável da Fiesp, apresentou o projeto Renove +, nome por enquanto dado ao sistema de logística reversa de embalagens. Seu objetivo principal, explicou, é estruturar um modelo alternativo para micro e pequenas empresas paulistas, viabilizando o cumprimento das exigências das políticas nacional e estadual de Resíduos Sólidos. Anícia destacou a transparência do sistema.

A proposta é que os 27% de material de embalagens não inseridos hoje na cadeia produtiva passem a ser, com a remuneração devida. Destacou que isso tira do aterro o que é possível reciclar. Anícia apresentou também o Portal de Resíduos da Fiesp.

Aderiram ao Termo de Compromisso 17 Sindicatos e Associações, entre elas: Associação Paulista de Avicultura – Apa, Associação Brasileira das Indústrias e do setor de Sorvetes – Abis, Associação Brasileira das Indústrias de Café – Abic, Associação Brasileira das Indústrias de Queijo – AbiqAssociação dos Fabricantes de Refrigerantes do Brasil – Afebras, Sindicato da Indústria de Carnes e Derivados no Estado de São Paulo – Sindicarnes, Sindicato da Indústria de Doces e Conservas Alimentícias no Estado de São Paulo – Sidocal, Sindicato da Indústria de Pesca no Estado de São Paulo – Sipesp, Sindicato da Indústria do Açúcar no Estado De São Paulo – Siaesp, Sindicato da Indústria do Milho no Estado De São Paulo – Sindmilho & Soja, Sindicato das Indústrias de Café do Estado De São Paulo – SindicafespSindicato das Indústrias de Laticínios e Produtos Derivados no Estado de São Paulo – Sindleite, Sindicato das Indústrias de Vinho de São Roque – Sindusvinho, Sindicato Nacional da Indústria de Alimentação Animal – Sindirações, Sindicato das Indústrias de Massas Alimentícias e Biscoitos no Estado de São Paulo – Simabesp, União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica).

Fonte: FIESP


Sindicato da Indústria de Tintas e Vernizes do Estado de São Paulo
Av. Paulista, 1313 - 9º andar - cj. 903 - São Paulo - SP
Fone: (11) 3262-4566 - Fax: (11) 3289-5780 - Email: sitivesp@sitivesp.org.br
Todos os direitos reservados