Informativo Mensal sobre temas ligados à Saúde Ocupacional e Segurança no Trabalho, Segurança em Transportes, Meio Ambiente e Direito Ambiental - junho 2018- Ed. 191

CURIOSIDADES: COPA DO MUNDO DA RÚSSIA TEM PROGRAMA DE GESTÃO DE RESÍDUOS

Maior evento esportivo do mundo tem programa completo de sustentabilidade, abordando pontos como gestão de resíduos, reciclagem e conscientização dos turistasem relação ao cuidado com o meio ambiente

De quatro em quatro anos, a Copa do Mundo da FIFA faz com que todos os olhos estejam voltados para o torneio e para o País que sedia o maior evento esportivo do mundo. No entanto, muitas discussões acabam girando em torno da Copa do Mundo, não apenas sobre as partidas, mas, também, sobre os impactos oriundos da realização de um evento desta magnitude.

Realizar a Copa do Mundo da FIFA envolve uma ampla gama de atividades, incluindo grandes investimentos em estádios – ao todo, foram nove estádios construídos e três reformados – e infraestrutura nas cidades-sedes – como transporte público, segurança, hospitais e postos de saúde, aeroportos e meios de hospedagens. A expectativa é que 2 milhões de turistas passem pela Rússia durante o evento, assim, é necessário planejamento para receber os torcedores. Isso acarreta em recrutamento e treinamento de milhares de pessoas – funcionários e voluntários – para proporcionar acessibilidade a todos.

Para garantir que o planejamento e a entrega da Copa do Mundo 2018 impactem positivamente os participantes e o País sede, uma das ações realizadas pela FIFA – em conjunto com o Comitê Organizador Local da Rússia – foi a criação do documento Estratégia de Sustentabilidade da Copa do Mundo da FIFA 2018. A elaboração foi baseada em experiências de edições anteriores do torneio, além de incluir padrões internacionais.

Um dos tópicos abordados na Estratégia de Sustentabilidade é o descarte correto e a reciclagem de resíduos gerados. Vale lembrar que todos os estádios que recebem jogos nesta Copa do Mundo da Rússia receberam certificação de sustentabilidade na construção.

Gestão de resíduos

Boa parte dos assuntos abordados na Estratégia de Sustentabilidade é o desenvolvimento de um conceito de gestão de resíduos com um conjunto de abordagens, requisitos e planos para organizar processos de coleta e reciclagem sob medida em todos os locais e eventos oficiais. Além disso, o documento visa promover ações com os torcedores e turistas para que haja conscientização do descarte correto dos resíduos.

Vale ressaltar que estas ações não foram feitas somente para o período de Copa do Mundo e começaram a ser executadas desde a preparação para o mundial. Já em julho de 2015, a reciclagem foi totalmente incorporada às operações do sorteio preliminar da Copa do Mundo, que ocorreu em São Petersburgo, cidade-sede na Rússia. Nos vários locais do sorteio, foram coletados resíduos recicláveis, como, por exemplo, papel, papelão, latas, garrafas PET e vidros.


Gestão de resíduos coletou cerca de 87,9 toneladas de lixo reciclável
Foto: FIFA

Mais de três toneladas de decorações foram reutilizadas para eventos cívicos e 200 crianças assistiram a uma palestra que incentivou a geração mais jovem a assumir uma atitude responsável em relação à natureza e ao meio ambiente.

Durante a Copa das Confederações – evento teste realizado pela FIFA antes da Copa do Mundo, ou seja, em 2017 na Rússia –, a mesma abordagem para separar o material reciclável do lixo geral foi aplicada e obteve sucesso. Foram 87,9 toneladas de vidro, garrafa PET, alumínio, papel e papelão separados e reciclados.

“O acúmulo de resíduos afeta negativamente o meio ambiente, poluindo o solo, a água e o ar. Nosso objetivo é mitigar qualquer impacto adverso criado por nossos torneios. O conceito que estamos implementando junto ao COL está adaptado às circunstâncias locais e nos ajudará a alcançar uma Copa do Mundo da FIFA mais sustentável na Rússia”, concluiu Federico Addiechi, diretor de sustentabilidade e diversidade da FIFA.

Confira a Estratégia de Sustentabilidade da Copa do Mundo da FIFA 2018 completa clicando aqui.

Fonte: FIFA.


Sindicato da Indústria de Tintas e Vernizes do Estado de São Paulo
Av. Paulista, 1313 - 9º andar - cj. 903 - São Paulo - SP
Fone: (11) 3262-4566 - Fax: (11) 3289-5780 - Email: sitivesp@sitivesp.org.br
Todos os direitos reservados