Informativo Mensal sobre temas ligados à Saúde Ocupacional e Segurança no Trabalho, Segurança em Transportes, Meio Ambiente e Direito Ambiental - maio 2018- Ed. 190

REPORTAGEM ESPECIAL: PRODIR: INSUMOS QUÍMICOS E MEIO AMBIENTE

A questão ambiental é uma das principais pautas do setor químico e petroquímico brasileiro. Nesse contexto, há a necessidade de engajamento de todos os segmentos que compõem a cadeia de negócios, conforme explica a coordenadora do Prodir – Processo Distribuição Responsável, Glória Benazzi: “Todos devem atuar devem de forma responsável e integrada, evitando a manipulação inadequada, o uso inapropriado de substâncias e seguindo critérios que garantam a não contaminação ambiental, tais como o manuseio e armazenamento correto dos produtos”.

Segundo ela, o PRODIR promove esta cadeia de valor alinhada com diversos outros segmentos, inclusive com as indústrias de tintas e vernizes, que se destacam dentre os mercados atendidos pelos Distribuidores de Produtos Químicos. Para se ter uma ideia, de acordo com o Perfil do Setor (2016), elaborado pela Associquim (Associação dos Distribuidores de Produtos Químicos e Petroquímicos), Tintas e Vernizes têm participação significativa no faturamento das empresas representadas pela entidade (13,29%), classificando-se em segundo lugar neste ranking.

A certificação PRODIR – Processo Distribuição Responsável é um diferencial da Distribuição de produtos químicos. Baseada no programa Responsible Distribution (RD), da NACD - National Association of Chemical Distributors, em vigor nos Estados Unidos desde 1991, e implantada no Brasil em 2002, pela Associquim, a certificação oferece confiabilidade aos clientes, segurança aos produtores e beneficia também os recursos humanos do setor e a comunidade em geral, com políticas e práticas de redução de riscos de acidentes e de preservação ambiental.

As empresas certificadas têm compromisso com a melhoria contínua na gestão de suas atividades e processos. São periodicamente auditadas e seguem normas e procedimentos legais, no que se refere ao manuseio de produtos químicos e também quanto à estrita observância da legislação em vigor. “Existe um comprometimento com as práticas do PRODIR e tomamos todas as medidas possíveis para garantir que as certificadas adotem procedimentos que minimizem os possíveis impactos ambientais causados pelas atividades que executam”, explica Glória Benazzi.

Na prática, o PRODIR interage com todos os órgãos e entidades relacionados ao setor, para oferecer às empresas certificadas condições para atuar em grau de excelência no que se refere à qualidade, segurança e sustentabilidade. Nesse aspecto o SITIVESP tem sido um grande parceiro com  sua participação e apoio nos eventos que realizamos conjuntamente.

Partindo do princípio da necessidade de integração da cadeia, reconhecemos a distribuição como um elo fundamental entre os produtores e consumidores de insumos, principalmente micro e pequenas empresas de todo o país que não possuem escala para a aquisição de grandes lotes de produtos. Nesse contexto, no ponto de vista da coordenadora do programa, “o PRODIR é ferramenta indispensável para os distribuidores e também para  fornecedores e clientes. Todos necessitam segurança e tranquilidade na gestão de todas as etapas do processo”.  As certificadas contam com total assessoria, para que possam atuar de forma legal, segura e ambientalmente correta; com equipamentos, armazéns e procedimentos operacionais adequados às normas de segurança e recursos humanos aptos e qualificados. O PRODIR conta com o aval de certificadoras altamente competentes.

Gracia Martin
MTB/SP 14.051
G Martin Comunicação e Marketing
e-mail: graciamartin@uol.com.br

Fonte: Fiesp



Sindicato da Indústria de Tintas e Vernizes do Estado de São Paulo
Av. Paulista, 1313 - 9º andar - cj. 903 - São Paulo - SP
Fone: (11) 3262-4566 - Fax: (11) 3289-5780 - Email: sitivesp@sitivesp.org.br
Todos os direitos reservados