Informativo Mensal sobre temas ligados à Saúde Ocupacional e Segurança no Trabalho, Segurança em Transportes, Meio Ambiente e Direito Ambiental - março 2016 - Ed. 166

EVENTOS NO MÊS DE ABRIL LEMBRAM VÍTIMAS DE ACIDENTES DE TRABALHO

Em 28 abril de 1969, 78 trabalhadores de uma mina no estado de Virgínia, nos Estados Unidos, morreram devido a uma explosão. Quase 47 anos depois, campanhas ao redor do mundo continuam lutando por mais segurança e saúde nos ambientes de trabalho.


A Organização Internacional do Trabalho, que consagrou o Dia Mundial da SST em 2003, divulgou o tema para campanha global desse ano: "Estresse no trabalho: um desafio coletivo". A proposta da OIT é chamar a atenção para as tendências globais atuais em relação ao estresse relacionado ao trabalho e seu impacto na saúde dos colaboradores e no mercado.

 

Segundo a OIT, o ritmo do trabalho ditado por comunicações instantâneas, elevados níveis de competição, as mudanças nas relações de trabalho e o atual recesso econômico correspondem a riscos psicológicos aos trabalhadores, que enfrentam demissões em massa, reestruturação organizacional e aumento do trabalho precário. A entidade acredita que, embora seja a fonte do problema, o ambiente laboral é o local ideal para se encontrar a solução.

 

No Brasil, segundo dados do Ministério da Previdência, dos 11.791 auxílios-doenças acidentários baseados na categoria "Transtornos Mentais e Comportamentais" concedidos em 2014, 80,56% foram decorrentes do estresse, episódios depressivos, alternância de humor e ansiedade.

 

Movimentações pelo país

 

A data será celebrada tanto em âmbito nacional quanto internacional. "Leis fortes, aplicação estrita, sindicatos fortes", é o tema da campanha global sindical organizada pela Internacional de Trabalhadores da Construção e da Madeira para esse 28 de abril. A Federação endossa que onde sindicatos são fortes, as normas de segurança e saúde tendem a ser mais observadas. Além disso, a ICM desenvolve sua campanha permanente na região da América Latina e Caribe "Morreu, parou!", que objetiva que a obra seja totalmente paralisada no caso de um acidente fatal.

 

A Revista Proteção preparou uma agenda com algumas atividades alusivas à data que acontecerão por todo o Brasil. Você também pode sugerir outros eventos relacionados ao Dia 28 de Abril para o e-mail redacao1@protecao.com.br.

 

Minas Gerais

- Em 28 de abril, também conhecido como Dia Internacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho, o Senac-MG promoverá a ação "Acidentes e doenças do trabalho" visando conscientizar os alunos do curso técnico de Segurança do Trabalho sobre a importância do uso de EPIs para prevenir o acidente e doença ocupacional.

 

- Entre as atividades da campanha Abril Verde, o Fórum Permanente Sindical de Saúde do Trabalhador, formado por membros do Ministério da Saúde, Conselho Nacional de Saúde e centrais sindicais, fará reunião da Comissão Intersetorial de Saúde do Trabalhador no dia 28 de abril. O encontro acontecerá em Mariana/MG, cidade que ainda se recupera do maior desastre ambiental do país.

 

Paraíba

- O Sintest-PB (Sindicato dos Técnicos de Segurança do Trabalho do Estado da Paraíba), em parceria com o TRT-PB, SRTE-PB e outras entidades realizam vasta programação no mês da prevenção. No dia 28 de abril acontecem a I Caminhada em Memória às Vítimas de Acidentes de Trabalho, em Campina Grande, e audiência pública na Assembléia Legislativa do Estado da Paraíba, entre outros. Mais informações pelo email contato@sintestpb.org.br.

 

Paraná

- No Movimento Abril Verde, o Sintespar (Sindicato dos Técnicos de Segurança do Trabalho no Estado do Paraná) organiza em Londrina/PR a Semana Municipal de Prevenção de Acidentes de Trabalho. No encerramento, dia 28, haverá evento em memória às vítimas de acidentes e doenças do trabalho. Mais informações e inscrições pelo email sintespar@yahoo.com.br.

 

- "Leis fortes, aplicação estrita, sindicatos fortes", é o tema da campanha global sindical organizada pela Internacional de Trabalhadores da Construção e da Madeira para esse 28 de abril. A Federação endossa que onde sindicatos são fortes, as normas de segurança e saúde tendem a ser mais observadas. Além disso, a ICM desenvolve sua campanha permanente na região da América Latina e Caribe "Morreu, parou!", que objetiva que a obra seja totalmente paralisada no caso de um acidente fatal.

 

Confira os eventos do Abril Verde 2015 em todo o país.

 

Fonte: Proteção



Sindicato da Indústria de Tintas e Vernizes do Estado de São Paulo
Av. Paulista, 1313 - 9º andar - cj. 903 - São Paulo - SP
Fone: (11) 3262-4566 - Fax: (11) 3289-5780 - Email: sitivesp@sitivesp.org.br
Todos os direitos reservados