Informativo Mensal sobre temas ligados à Saúde Ocupacional e Segurança no Trabalho, Segurança em Transportes, Meio Ambiente e Direito Ambiental - março 2016 - Ed. 166

SMA DIVULGA PONTUAÇÃO DE EMPRESAS NO PROTOCOLO CLIMÁTICO

Após três meses do lançamento do Protocolo Climático, em Paris, a Secretaria do Meio Ambiente (SMA) anunciou a primeira lista de aderentes que já obtiveram sua pontuação: 53 pré-aderentes e destes, 25 aderiram plenamente, sendo que 17 autorizaram a divulgação de seus dados. Estas empresas foram convidadas a apresentar suas melhores práticas em mitigação e adaptação às mudanças climáticas, na sexta-feira, 18 de março, na sede da SMA.

Na abertura do evento, a secretária do Meio Ambiente Patrícia Iglecias lembrou que no último dia 16 de março foi o Dia Nacional de Conscientização sobre Mudanças Climáticas. “Este evento é justamente para nos conscientizarmos do tamanho do desafio que temos pela frente e também do potencial que temos para liderar ações que contribuam para as metas internacionais de combate às mudanças climáticas”, ressaltou.

A secretária destacou ainda que este curto período de vigência do Protocolo aponta três importantes lições: o aprendizado sobre as principais dificuldades para colocar em prática políticas e medidas de redução de emissões associadas à eficiência no uso dos recursos, a diversidade de circunstâncias individuais de cada empresa e o valor que deve ser dado a atividades de monitoramento, reporte e verificação de emissões.

O Protocolo Climático do Governo Estado de São Paulo é uma iniciativa de adesão voluntária para estimular as empresas a reduzir emissões de gases de efeito estufa e adotar ações de adaptação às mudanças climáticas. O lançamento internacional foi realizado em 8 de dezembro, de 2015, na Embaixada Brasileira em Paris, durante a COP 21.

“Precisamos nos esforçar para reduzir as emissões e efetivamente melhorar a qualidade de vida de todos nós e esta iniciativa tem esse objetivo”, destacou o presidente da Cetesb Otávio Okano.

Pontuação
Entre as características do Protocolo Climático está a liberdade que as empresas aderentes têm de escolherem o grau de divulgação de suas informações. No que diz respeito à pontuação, o número máximo de pontos é 9. E cada questão respondida recebe um ponto. Mas, há questões que não recebem nota e precisam ser respondidas e outras que são voluntárias.

Nesta primeira lista, que é bastante dinâmica, estão 53 entidades pré-aderentes ao Protocolo, que se comprometeram a preencher o formulário de adesão com as informações de suas emissões, melhores práticas e prioridades na área de clima.

Destas, 25 empresas aderiram plenamente. As emissões reportadas ao Protocolo muitas vezes extrapolam os limites territoriais de São Paulo, o que faz com que, de forma agregada, tenhamos reportados mais de 34 milhões de toneladas de CO2, ou cerca de um terço das emissões anuais de nosso Estado.

Das empresas aderentes, 17 autorizaram a divulgação da pontuação.

Empresas com 6 pontos:
o Copagaz
o CPFL Energias Renováveis
o DT Engenharia de Empreendimentos
o Green Domus
o Reservas Votorantim
o Servcater Internacional (LSG Sky Chefs)

Empresas com 7 pontos:
o Concessionária Auto Raposo Tavares
o Joaquim Antunes Empreendimentos Imobiliários
o Natura
o Neutralize Carbono
o Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias – Inpev

Empresas com 8 pontos:
o Ecovias
o EDP Bandeirante
o Essencis Soluções Ambientais
o Unilever do Brasil

Empresas com 9 pontos:
o Votorantim Cimentos
o Ecopistas

Empresas que pontuaram, mas não divulgaram a pontuação
o Alves & Alves Assessoria Ambiental
o Duratex
o JBS
o Lutha Uniformes Profissionais
o Raízen
o Termoverde Caieiras
o E a Associação Tecnica Brasileira das Indústrias Automáticas de Vidro – Abividro

“As ações das empresas já apontam resultados. Agora é importante que elas tragam suas novidades e inovações para fazer o Protocolo Climático de fato se tornar realidade”, reforçou o chefe de gabinete da Secretaria do Meio Ambiente José Eduardo Ismael Lutti.

Fonte: Cetesb



Sindicato da Indústria de Tintas e Vernizes do Estado de São Paulo
Av. Paulista, 1313 - 9º andar - cj. 903 - São Paulo - SP
Fone: (11) 3262-4566 - Fax: (11) 3289-5780 - Email: sitivesp@sitivesp.org.br
Todos os direitos reservados