Informativo Mensal sobre temas ligados à Saúde Ocupacional e Segurança no Trabalho, Segurança em Transportes, Meio Ambiente e Direito Ambiental - março 2017 - Ed. 177

CURIOSIDADES: ERRO EM TRATAMENTO DEIXA ÁGUA DE CIDADE INTEIRA COR-DE-ROSA NO CANADÁ

Água mudou de cor em Onoway, no Canadá, devido ao vazamento de permanganato de potássio

Direito de imagem FACEBOOK Image caption
Pote com água rosa à esquerda e água rosa saindo de torneira à direita

A prefeitura de uma cidade canadense pediu desculpas depois que um erro deixou a água da cidade completamente rosa.

Moradores de Onoway, Alberta, reclamaram com as autoridades da cidade quando, na segunda-feira dia 06/03, a coloração da água que saía da torneira estava alterada.

O prefeito, Dale Krasnow, assegurou que não havia nenhum tipo de risco à saúde dos moradores, mas admitiu que a administração local poderia "ter feito um trabalho melhor em comunicar o que estava acontecendo".

De acordo com o prefeito, a mudança de cor foi um efeito colateral comum no tratamento químico com permanganato de potássio, feito antes de liberar a água para consumo.

A administração local explicou que o permanganato de potássio entrou no reservatório quando uma válvula falhou durante o processo de esvaziamento e lavagem dos filtros. "O reservatório foi drenado, no entanto, alguns dos produtos químicos entraram no sistema de distribuição."

Ainda que seja alarmante ver água cor-de-rosa saindo das torneiras, o permanganato de potássio é usado em processos normais de tratamento para ajudar a remover ferro e magnésio da água e os moradores nunca estiveram em risco, garantiram as autoridades da cidade canadense.

Detalhe da água completamente rosa caindo numa pia.
Direito de imagemFACEBOOKImage caption

Autoridades disseram que a água rosa não oferece risco à saúde.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, o permanganato de potássio pode causar irritação na pele, mas não houve registro de qualquer reação ao produto químico.

As principais reclamações vieram do fato de as pessoas não terem sido avisadas e ficar sem entender o que estava acontecendo.

"É uma situação com a qual a gente certamente vai aprender. Vamos desenvolver uma estratégia para uma melhor resposta em termos de comunicação se isso ou algo similar acontecer novamente no futuro", afirmou o prefeito de Onoway.

Fonte: BBC Brasil


Sindicato da Indústria de Tintas e Vernizes do Estado de São Paulo
Av. Paulista, 1313 - 9º andar - cj. 903 - São Paulo - SP
Fone: (11) 3262-4566 - Fax: (11) 3289-5780 - Email: sitivesp@sitivesp.org.br
Todos os direitos reservados