Informativo Mensal sobre temas ligados à Saúde Ocupacional e Segurança no Trabalho, Segurança em Transportes, Meio Ambiente e Direito Ambiental - março 2018- Ed. 188


NORMA ABNT NBR 15480 É PUBLICADA PELA ABNT

No último dia 27 de fevereiro, a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) publicou a Norma ABNT NBR 15480 – Transporte rodoviário de produtos perigosos – Programa de gerenciamento de risco e plano de ação de emergência.

Diferentemente da primeira edição apresentada em 2007, a nova edição, além de estabelecer os requisitos mínimos para orientar a elaboração de um Plano de Ação de Emergência (PAE), também estabelece, por meio de orientações para a elaboração de um Programa de Gerenciamento de Risco (PGR), os requisitos mínimos para o gerenciamento dos riscos no transporte rodoviário de produtos perigosos.

O PGR consiste em um documento que estabelece os mecanismos técnicos e administrativos para a gestão preventiva dos riscos decorrentes do transporte de produtos perigosos com vistas à redução e ao controle dos fatores que contribuem para a ocorrência de acidentes com esse tipo de produto.
Outra novidade foi a introdução de um exemplo de fluxograma de acionamento e atendimento, o que não havia na edição anterior.

Fonte: SETCERGS



Sindicato da Indústria de Tintas e Vernizes do Estado de São Paulo
Av. Paulista, 1313 - 9º andar - cj. 903 - São Paulo - SP
Fone: (11) 3262-4566 - Fax: (11) 3289-5780 - Email: sitivesp@sitivesp.org.br
Todos os direitos reservados