Informativo Mensal sobre temas ligados à Saúde Ocupacional e Segurança no Trabalho, Segurança em Transportes, Meio Ambiente e Direito Ambiental - setembro 2018- Ed. 194

CURIOSIDADES: CICLOVIA NA HOLANDA É FEITA INTEIRAMENTE DE RESÍDUOS PLÁSTICOS

Estruturas pré-fabricadas a partir de garrafas, copos e embalagens devem ser replicadas em estradas pelo país

https://ogimg.infoglobo.com.br/in/23064289-f96-64d/FT1086A/420/xciclovia-holanda.png.pagespeed.ic.gIsKQDiVsp.jpg
Parte de ciclovia feita a partir de plástico inaugurada em cidade holandesa - RTL Nieuws/ Reprodução Youtube

Conhecida pelo intenso uso de bicicletas como meio de transporte, a Holanda inaugurou na semana do dia uma ciclovia feita a partir de resíduos de plástico, como copos, garrafas e embalagens. As estruturas pré-fabricadas fazem parte de um projeto piloto que pretende reproduzi-las em estradas pelo país.

O caminho, inaugurado em Zwolle, no nordeste dos Países Baixos, tem 30 metros e corresponde a mais de 218 mil copos plásticos reutilizados. A estrutura deverá ser três vezes mais durável do que seria uma alternativa de asfalto.

A estrutura rodoviária pré-fabricada também tem sensores que monitoram o desempenho da estrada, incluindo sua temperatura, o número de bicicletas que passam por ele e sua capacidade de lidar com o tráfego.

As seções pré-fabricadas da ciclovia são leves, o que facilita o transporte, tornando a 70% mais rápida de instalar. O caminho ainda é projetado para drenar a água da chuva.

Ao jornal britânico "The Guardian", os inventores do caminho, Anne Koudstaal e Simon Jorritsma, disseram que este primeiro piloto é "um grande passo para uma estrada sustentável e preparada para o futuro, feita de resíduos de plástico reciclado".

Eles esperam que a estrutura possa ajudar a evitar inundações, com uma cavidade especial para reter a água ou transportar cabos, e durar três vezes mais do que as rodoviárias tradicionais.

Fonte: globo.com


Sindicato da Indústria de Tintas e Vernizes do Estado de São Paulo
Av. Paulista, 1313 - 9º andar - cj. 903 - São Paulo - SP
Fone: (11) 3262-4566 - Fax: (11) 3289-5780 - Email: sitivesp@sitivesp.org.br
Todos os direitos reservados