Se você não está visualizando este e-mail, clique aqui.

 
São Paulo, 22 de junho de 2017

SITIVESP PROMOVE CICLO DE PALESTRAS SOBRE MATÉRIAS-PRIMAS

Carlo Piergallini

O SITIVESP realizou no dia 13 de junho um ciclo de palestras para apresentar algumas novidades do mercado de matérias-primas para tintas e vernizes. O presidente Executivo do Sindicato, Paulo Cesar Aguiar agradeceu a presença de todos e o apoio dos palestrantes, e ressaltou o trabalho do Departamento de Matérias-Primas do Sindicato, que se preocupa em compartilhar o que acontece nesse mercado.

Na primeira etapa os representantes da Cristal Global, Carlo Piergallini e Luiz Friedman, apresentaram o cenário atual do mercado de TIO². Segundo Friedman o que está acontecendo com o titânio não é exclusividade do Brasil já que trata-se de um produto cuja comercialização segue os padrões de uma commodity global.

Luiz Friedman

Após um período de aproximadamente quatro anos de queda na demanda e preços a nível mundial, o mercado vem se recuperando desde o início de 2016. "O mercado global hoje apresenta alguma situação de aperto na relação oferta-demanda de dióxido de titânio, impactada por uma recuperação gradual nos níveis de produção das plantas ao redor do mundo. Há ainda que se considerar a crescente pressão por parte do Governo Chinês sobre a indústria em geral no que diz respeito à questão ambiental e consumo de energia, o que afeta diretamente as plantas e a produção de dióxido de titânio naquele país. Então vamos ter que conviver com essa situação, onde o planejamento é um fator crucial para gerenciar as questões relativas à disponibilidade de produto.

Ao final do evento ele comentou sobre a aquisição da Cristal pela Tronox, processo que está em andamento com previsão de conclusão no início de próximo ano. Até que a fusão esteja oficializada as duas companhias continuam operando separadamente e de forma independente, como sempre atuaram no mercado.

Cristine Camargo

A segunda palestra foi da representante da Eckart, Cristine Camargo, que falou sobre Pigmentos Metálicos e Perolizados. Inicialmente ela fez questão de destacar que a empresa possui mais produtos que os pigmentos de alumínio, os mais conhecidos.

Depois de mostrar praticamente toda a linha de produtos com seus diferenciais e lançamentos, explicou que a mensagem mais importante é mostrar que a Eckart é uma empresa de inovação, de tecnologia e cada vez mais lançando produtos que atendam às demandas. "A demanda é cada vez mais crescente, não só para uma indústria específica, como a automotiva ou de plástico, mas para qualquer uma que esteja interessada em inovação ou em agregar valor aos seus produtos."

 


 




Sindicato da Indústria de Tintas e Vernizes do Estado de São Paulo
Av. Paulista, 1313 - 9º andar - cj. 903 - São Paulo - SP
Fone: (11) 3262-4566 - Fax: (11) 3289-5780 - Email: sitivesp@sitivesp.org.br
Todos os direitos reservados

Caso seja de seu interesse interromper o recebimento de e-mails com este conteúdo, responda a esta mensagem
pela ferramenta do seu e-mail para remover seu endereço de nossa lista de envios.