Se você não está visualizando este e-mail, clique aqui.

 
São Paulo, 27 de janeiro de 2017

SITIVESP APOIA E COORDENA ESTAS ATIVIDADES JUNTO A PREFEITURA DE SÃO PAULO

Obra de Tomie Ohtake na Avenida 23 de Maio passa por limpeza e restauro

Operação SP Cidade Linda e parceria com o Instituto Tomie Ohtake realizaram revitalização do monumento, que homenageia os 80 anos da imigração japonesa na capital

O monumento projetado pela artista Tomie Ohtake para homenagear os 80 anos da imigração japonesa teve as cores renovadas. Instalada no canteiro central da Avenida 23 de Maio, a obra foi limpa pela Operação Cidade Linda e restaurada em parceria com o Instituto Tomie Ohtake.

A artista, falecida em 2015, nasceu no Japão e viveu por quase 80 anos no Brasil. O monumento, inaugurado em 1988, comemora os 80 anos da chegada do primeiro grupo de imigrantes japoneses ao Brasil em 1908, a bordo do navio Kasato Maru. É composto por quatro lâminas de concreto armado que representam quatro gerações de japoneses no país.

A obra está localizada na principal ligação entre as regiões Norte e Sul da cidade, na altura do Centro Cultural São Paulo (CCSP). Cada lâmina tem cerca de 40 metros de comprimento, 4 metros de altura e dois metros de largura. Em 14 de janeiro, as estruturas passaram por serviços de limpeza, realizados por uma equipe de 12 pessoas com uma máquina antares (de alta pressão). A lavagem retirou os resíduos de poluição e a tinta de pichações.

Em seguida, no dia 16 de janeiro, uma equipe de restauro lixou a obra, para retirada da tinta, e aplicou uma base que prepara o concreto para a pintura.  O próximo passo foi a pintura das lâminas nas cores amarelo, laranja, verde e azul, conforme as orientações deixadas pela artista. “A pintura da parte interna das ondas já foi refeita três ou quatro vezes. A Tomie mudava as cores e decidimos manter o último projeto, que ela acreditava que deixava a escultura mais leve”, explica Ricardo Ohtake, filho da artista e diretor do Instituto Tomie Ohtake. A última repintura da obra ocorreu há 7 anos.

A restauração é resultado de uma parceria entre o Instituto Tomie Ohtake e pela Coral, marca de tintas da empresa AkzoNobel. “A recuperação é importante para a cidade, e não para a família. A população precisa respeitar as obras de arte e a arquitetura que estão nas ruas”, avalia Ricardo Ohtake.

A recuperação da obra integra as atividades da operação Cidade Linda, que atou na última na Avenida 23 de Maio, no trecho  entre a Praça da Bandeira e a região do Parque Ibirapuera, em ambos os sentidos. As formas onduladas do monumento também foram valorizadas com a renovação da iluminação do local. Durante a ação, duas das doze luminárias do local foram trocadas.

Perfil Sitivesp

Fundado em 1941, com o objetivo de representar legalmente as indústrias paulistas de tintas, o Sindicato da Indústria de Tintas e Vernizes do Estado de São Paulo (Sitivesp), apesar de ter base estadual, possui hoje reconhecimento nacional, devido às ações desenvolvidas em prol não apenas de suas associadas, mas em defesa do mercado de tintas como um todo.
Atualmente, o Sitivesp reúne 56 empresas associadas - entre pequenos, médios e grandes fabricantes de tintas dos segmentos imobiliário, automotivo, industrial e gráfico, entre outros - que representam cerca de 80% de toda a produção nacional de tintas.
Participando ativamente de todas as questões relevantes para o setor, desde a sua criação, o Sitivesp é reconhecido como uma entidade pró-ativa, que se antecipa às necessidades do mercado e, por isso, suas ações visam à integração da cadeia produtiva e a ampliação do consumo de tintas. Através de seus departamentos e comissões, fornece informações esubsídios necessários para que as empresas do segmento atuem no competitivo mercado de tintas.


 


 



Sindicato da Indústria de Tintas e Vernizes do Estado de São Paulo
Av. Paulista, 1313 - 9º andar - cj. 903 - São Paulo - SP
Fone: (11) 3262-4566 - Fax: (11) 3289-5780 - Email: sitivesp@sitivesp.org.br
Todos os direitos reservados

Caso seja de seu interesse interromper o recebimento de e-mails com este conteúdo, responda a esta mensagem
pela ferramenta do seu e-mail para remover seu endereço de nossa lista de envios.