Se você não está visualizando este e-mail, clique aqui.

 
São Paulo, 19 de janeiro de 2017

REUNIÃO COM A FUNDACENTRO FIRMA ACORDO PARA ESTUDO DO IMPACTO DO USO DO METANOL NA FORMULAÇÃO DE THINERES, SOLVENTES E DILUENTES

 

 

 


Professor Gilmar Trivelato, Antonio Carlos de Oliveira, Dr. Paulo Ricardo Arsego e Paulo Cesar Abrantes de Aguiar

 

Ontem na sede da Fiesp, foi selado o acordo entre a Fundacentro e o Sitivesp, para elaboração de um amplo estudo sobre os impactos do uso do metanol na formulação de thineres, solventes e diluentes.

Participaram pela Fundacentro seu Presidente, Dr. Paulo Ricardo Arsego e o Professor Gilmar Trivelato, responsável técnico pelo trabalho e pelo Sitivesp, Srs. Antonio Carlos de Oliveira, Presidente Executivo, Paulo Cesar Abrantes Aguiar, Diretor Executivo e Airton Sicolin, Assessor da Diretoria da Entidade.

O uso do metanol na formulação de produtos vem sendo questionado há muitos anos. É de amplo conhecimento os prejuízos que o produto provoca no meio ambiente e aos seres humanos.

Preocupados com essa situação, um grupo de empresas procurou o SITIVESP (Sindicato da Indústria de Tintas e Vernizes), em 2011, com a proposta de criar um documento no qual as empresas se comprometiam não utilizar mais o produto em suas formulações, bem como não comercializar, transportar ou armazenar produtos que contenham em sua formulação quantidade superior a 1% de metanol.

O termo elencava um conjunto de ações para a prevenção do uso do metanol na formulação de thinneres, solventes e diluentes. O objetivo principal da medida, explica o Assessor da Diretoria do Sitivesp, Airton Sicolin, era a proteção da saúde dos trabalhadores, consumidores e do meio ambiente.

Visando a renovação e agregação de novas empresas nesse acordo, em 2015, esse trabalho foi retomado e foi proposto se criar uma lista positiva das empresas que não utilizam esse produto, além de se comprometam colocar em suas embalagens a seguinte frase: “NÃO CONTEM METANOL”.

Para que tivéssemos um respaldo técnico para essa iniciativa foi procurado a Fundacentro, que possui reconhecida competência nos estudos dos impactos ambientais e particularmente na saúde Ocupacional.

A Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho (Fundacentro), vinculada ao Ministério do Trabalho (MTE), foi criada oficialmente em 1966. Teve os primeiros passos de sua história dados no início daquela década, quando a preocupação com os altos índices de acidentes e doenças do trabalho crescia no governo e entre a sociedade. Ainda em 1960, o governo brasileiro iniciou gestões com a Organização Internacional do Trabalho (OIT) com a finalidade de promover estudos e avaliações do problema e apontar soluções que pudessem alterar esse quadro. Hoje, a Fundacentro está presente em todo país por meio de suas unidades descentralizadas, distribuídas em 11 Estados e no Distrito Federal. Atuando de acordo com os princípios do tripartismo, a Fundacentro tem no Conselho Curador sua instância máxima. Nele estão representados, além do governo, os trabalhadores e os empresários por meio de suas organizações de classe.

Conforme informação do Professor Gilmar Trivelato que coordena esse estudo esse parecer técnico estará sendo desenvolvido pela entidade.


 


 



Sindicato da Indústria de Tintas e Vernizes do Estado de São Paulo
Av. Paulista, 1313 - 9º andar - cj. 903 - São Paulo - SP
Fone: (11) 3262-4566 - Fax: (11) 3289-5780 - Email: sitivesp@sitivesp.org.br
Todos os direitos reservados

Caso seja de seu interesse interromper o recebimento de e-mails com este conteúdo, responda a esta mensagem
pela ferramenta do seu e-mail para remover seu endereço de nossa lista de envios.